quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Inuyasha

InuYasha

InuYasha é um hanyou (meio-youkai), por ser filho de um youkai e de uma humana, e vive no Japão feudal. Kagome, é uma colegial comum que mora no Japão atual, e é puxada por um poço misterioso, perseguida por um monstro, e vai parar no Japão na época Feudal (Sengoku Jidai), em um vilarejo. Lá encontra Kaede, e enquanto conversam, o mostro volta e tenta matar Kagome, e pegar a Jóia das 4 Almas(Shikon no Tama em japonês) que está em seu corpo, então ela foge para a floresta. Durante a perseguição, ela encontra InuYasha (um meio Youkai cachorro)que estava selado em uma árvore por uma flecha que foi lançada por Kikyou (falecida irmã mais velha de Kaede). Ele acorda e a chama de Kikyou, mas quando persebe que não é ela,pede a Kagome para soltá-lo para salvá-la do monstro que a perseguia. Ela o solta, e ele destrói o monstro. Logo tenta matar Kagome também, para pegar a Jóia de 4 Almas, mas Kaede aparece e joga no pescoço de InuYasha um rosário, pedindo para que Kagome fale uma palavra espiritual (qualquer palavra), que ela seria a chave para acalmar InuYasha. Ela fala “Senta” (osuwari em japonês) inspirada nas orelhas do Youkai, e ele cai no chão. No outro dia, um Youkai corvo engole a Jóia de 4 Almas, e na tentativa de resgata-la, Kagome atira uma flecha nele, mas que acaba acertando a Jóia de 4 Almas também,que é despedação em centendas de pedaços e espalhados por todo Japão Feudal. Inuyasha, mesmo não gostando de Kagome(por ela ser muito parecida com Kikyou) é obrigado a se juntar a ela para juntar os fragmentos da Jóia de 4 Almas.Eles passam a depender um do outro pois Kagome sente a presença dos pedaços da jóia de quatro almas, e InuYasha a protege contra os monstros que aparecem no caminho. InuYasha quer a jóia para se transformar em um youkai completo e mais poderoso, e Kagome porque a despedaçou e tem essa obrigação. No começo os dois se odeiam, mas depois começam a se apaixonar.



Mito
Como na maioria dos mangás, Inuyasha recorre aos mitos para codificar sua mensagem. Neste caso, o mito em questão é o dito teológico, que relata os feitos de deuses e heróis. No Japão antigo, a religião original xintoísta era politeísta e animista, ou seja, havia vários deuses superiores e espíritos para as forças da natureza, bem como demônios e outros seres maléficos. Com relação à vida após a morte, havia a crença na imortalidade da alma e no seu julgamento, que levava ao inferno ou a um lugar paradisíaco até o momento da reencarnação. Todo esse substrato de lendas e mitos permanece no imaginário japonês e é largamente utilizado em Inuyasha.

O Herói

O personagem Inuyasha é o arquétipo do herói. Forte, valente, esperto ( apesar do fato de ele não mostrar este lado com frequencia), presente nas principais batalhas contra a Sombra (arquétipo representativo de tudo o que é tenebroso e moralmente inaceitável), representada por Naraku. É motivado por ideais de justiça e coragem, mas também por vingança, apesar deste desejo de vingança não ser egoísta: ele o faz por Kikyou. Além de vingar o que Naraku fez aos dois, Inuyasha e Kikyou, ele procura também evitar que ela continue lutando, e possa descansar, apesar deste desejo nunca se realizar. Seu amor em relação a Kikyou faz dele um herói ainda mais típico, já que ela é parte da origem de sua força para vencer o Mal.

Relações humanas

As relações entre os personagens, ao contrário de muitas histórias (ocidentais e orientais), são bastante realistas, principalmente no que tange ao amor. O amor romântico não aparece no decorrer do mangá; as relações amorosas entre os personagens são mais facilmente identificáveis na vida real. Vejamos alguns exemplos:
  • Inuyasha e Kikyou: se amam profundamente; o final trágico de seu caso amoroso chega até a lembrar o ideal romântico (se não é possível viver com o ser amado, a morte é preferível à vida). A idealização que Inuyasha faz de Kikyou poderia ser confundida com uma característica do ideal romântico, mas ele apenas age como uma pessoa apaixonada que não quer enxergar a realidade. Além disso, a falta de confiança plena um no outro também vai contra o idealismo do amor romântico.
  • Miroku e Sango: apesar de Miroku ser bem claro em relação a seus sentimentos por Sango, nem por isso consegue largar seus mal habitos.
  • Inuyasha e Kagome: relação que ora aparenta ser amorosa por parte dos dois, ora aparenta ser amorosa apenas por parte de Kagome. Kagome o ama com todas as suas forças, mas nem por isso deixa de enxergar seus defeitos e não suporta a idéia de que ele pode ainda sentir alguma atração por Kikyou. É interessante notar o que Kagome tem em mente como ideal masculino: o típico herói romântico, o qual é o oposto de Inuyasha, por quem ela se apaixona. Ela aprende que seu herói dos sonhos não existe e quão árduo é construir um relacionamento e que este nunca será perfeito, porém nem por isso menos belo.E é entre os dois que acontecem as cenas mais românticas do anime e engraçadas.
  • Inuyasha, Kikyou e Kagome: o triângulo amoroso da história. Mostra toda a dificuldade existente no relacionamento entre homens e mulheres e o quanto o passado pode atrapalhar uma relação atual. A indecisão de Inuyasha vai na contra-mão do ideal romântico e se assemelha bem a dúvidas e angústias humanas. O relacionamento homem e mulher é bem mais complexo do que sugerem os contos de fadas. Uma pessoa é capaz de se envolver com outra sem ter esquecido totalmente o amor que sentia por um antigo amante. Relacionamentos profundos deixam marcas difícies de serem apagadas; quanto maior o compromisso assumido entre duas pessoas, mais complicada é sua separação.
  • Inuyasha, Kagome, Kouga e Ayame: o quadrado amoroso. Kouga aparece com os fragmentos da jóia de quatro almas, uma no punho (que perde) e dois nas pernas e chega a demonstrar a ter interesse por Kagome, fato que Inuyasha não gostou muito, criando uma relação de ciúmes, mas Ayame, a garota loba youkai, reaparece e cobra a promessa que Kouga tinha feito, que se casasse com ela caso atingisse a maturidade, mas o desenrolar da história passa a ser outro.
Outros tipos de relações e representações em Inuyasha:
  • Sesshoumaru: este personagem ilustra o crescimento pessoal. Enquanto crianças e adolescentes, achamos que o mundo gira a nossa volta; na idade adulta, constatamos que a vida não é assim, mas temos que arcar com nossas responsabilidades, o mais independente possível. De certa forma, Sesshoumaru passou de um menino mimado e egoísta, no início do mangá, para um homem orgulhoso de si que não precisa ficar na sombra do pai; é capaz de arcar com suas responsabildiades contando com sua própria força.
  • Inuyasha: teve que amadurecer ao longo da série, tal como o irmão. Mas Inuyasha representa mais os adolescentes, fortes e donos de si exteriormente, mas inseguros por dentro e por fora.

Mangá

No Japão
Shonen Sunday é a revista semanal que publicava InuYasha em capítulos. Cada capítulo geralmente possuia 18 páginas. No Japão o mangá chegou ao final em junho de 2008 no capítulo 558, embora o anime já tenha sido concluído. O capítulo final do mangá Inu Yasha no Brasil também já esta perto(corresponde ao volume 112 pela numeração que a JBC emprega no Brasil), tornando-se assim a maior série da autora Rumiko Takahashi até o momento.
No Brasil
No Brasil a editora responsável pelo lançamento é a Editora JBC, famosa por lançar diversos mangás no mercado brasileiro. O material, papel-jornal, é semelhante ao usado no Japão, embora o mangá lá saia mensalmente em formato Tankobon, no Brasil é lançado um formato "meio tankohon" contendo geralmente cinco (ocasionalmente seis) capítulos por edição.[1]A periodicidade do mangá era quinzenal[2], com cerca de 100 páginas por edição, passando a ser mensal em 2007.
O último volume de InuYasha foi lançado em julho de 2009, com o número 112, contendo cerca de 120 paginas. É o mangá mais longo publicado integralmente no Brasil.[3]

Anime

A versão animada da série foi produzida pelo estúdio Sunrise e pelos diretores Naoya Aoki e Yasunao Aoki. Foi cancelada e por esse motivo conta com apenas 167 episódios o anime foi exibido originalmente no Japão de 16 de Outubro de 2000Ver artigo principal: Anexo:Lista de episódios de InuYasha

A série original teve somente 167 episodios e foi cancelada no japão não terminando a historia, mas o Manga original por outro lado continuou e se concluiu em 2008. Pouco anos depois do cancelamento da Série Original uma nova Série esta sendo exibida, intitulada como "Inuyasha Kanketsu-Hen", esta por sua vez começa exatamente de onde a Série original parou e continua com o mesmo esquema de animação e musicas. A 2º série ja foi completada , tendo o último episódio lançado em abril de 2010.
A Série Animada foi eleita no japão o anime com a melhor trilha sonora de todos os tempos estando acompanhada por grandes nomes como Kidou Senshi Gundam Seed entre outros.

Música

Abertura
  • "Change the World" por V6 (episódios 1-34) "Mudar o Mundo" por Fernando Janson, na versão brasileira
  • "I Am" por Hitomi (episódios 35-64)"Os Pedaços dos Nossos Sonhos", por Sônia Santhelmo, na versão brasileira.
  • "Owarinai Yume"(終わりない夢) por Nanase Aikawa(相川七瀬)(episódios 65-95) No Ocidente, a música é conhecida como Motorod. "Sonho Sem Fim", por Sônia Santhelmo, na versão brasileira.
  • "Grip!" por Every Little Thing (episódios 96-127) "Não há como Perder", por Sônia Santhelmo, na versão brasileira.
  • "One Day, One Dream" por Tackey & Tsubasa(タッキー&翼)(episódios 128-153) "Você pode Sonhar", por Fernando Janson, na versão brasileira.
  • "ANGELUS"(アンジェラス) por Hitomi Shimatani(島谷ひとみ)(episódios 154-167) "Anjo", por Sônia Santhelmo, na versão brasileira.
Encerramento
  • "My Will" por Dream (episódios 1-20) "Meu Desejo", por Sônia Santhelmo, na versão brasileira.
  • "Fukai Mori" (深い森, "Deep Forest") por Do As Infinity (episódios 21-41) "Densa Floresta", por Sônia Santhelmo, na versão brasileira.
  • "Dearest" por Ayumi Hamasaki (浜崎あゆみ) (episódios 42-60) "O Mais Querido/Sonho Meu", por Sônia Santhelmo, na versão brasileira.
  • "Every Heart ~Minna no kimochi~ (~ミンナノキモチ~, "Every Heart ~Everyone's Feelings~") por BoA (episódios 61-85) "Corações", por Sônia Santhelmo, na versão brasileira.
  • "Shinjitsu no Uta" (真実の詩, "Canção Verdadeira") por Do As Infinity (episódios 86-108)
  • "Itazura na Kiss" (悪戯なKiss, "Beijo Gostoso") por Day After Tomorrow (episódios 109-127)
  • "Come" by Namie Amuro (安室奈美恵) (episódios 128-146)
  • "Change the World" por V6 (episódios 147-148)
  • "Brand New World" por V6 (episódios 149-165) "Mundo Ideal", por Fernando Janson, na versão brasileira.
  • "My Will" by Dream (episódios 166-167)
Filmes
  • "No more Words" - Ayumi Hamasaki (1º filme)
  • "Yura Yura" - Every Little Thing (2º filme)
  • "Ai no Uta" - Every Little Thing (2º filme)
  • "Four Seasons" - Namie Amuro (3º filme)
  • "Rakuen" - Do As Infinity (4º filme)

InuYasha: Kanketsu-Hen

O anúncio foi feito pela revista Shonen Sunday em meados de 2009: o anime InuYasha voltaria até o final do ano. Denominada "Kanketsu-Hen", a nova fase teria, de início, cerca de 26 episódios, abordando toda a reta final da história, só mostrada em mangá. Depois de algum mistério, o estúdio Sunrise foi confirmado também para a continuação, que terá os mesmos dubladores originais e trilha sonora da extinta banda Do As Infinity(a banda havia se separado em 2005 porém, tudo indica que tenham voltado a ativa em 2008),e do grupo Attack All Around. A estréia foi no dia 3 de outubro, com transmissão simultânea para os Estados Unidos. No Ocidente, o anime foi denominado "The Final Act" ("O Capítulo Final"). Não há previsão de estreia no Brasil. A música de abertura é Kimi ga Inai Mirai do Do As Infinity, e a de encerramento é With You do AAA. InuYasha Kanketsu-hen passa atualmente de madrugada no Japão,e nas suas primeiras semanas acabou não conseguindo uma boa audiência, mas logo se recuperou. O novo anime, conta os acontecimentos de forma mais corrida, de ínicio, pulando vários capitulos do mangá e deixando algumas duvidas, diferentemente da primeira série, que seguia a risca praticamnete cada quadro do mangá de Rumiko Takahashi, porém nos ultimos episódios lançados vem mudando, entrando um pouco no ritmo da primeira temporada. A partir do epísodio 10 a música de encerramento foi trocada, agora é Diamond por alan.





Personagens
InuYasha (犬夜叉) — InuYasha é um meio-youkai (metade humano, metade cachorro) que foi lacrado em uma árvore pela sacerdotisa Kikyou, a mulher que amava. Porém, quando Kagome, uma colegial da era “presente”, volta no tempo, faz com que InuYasha volte à vida desfazendo o lacre. Inuyasha e Kagome começam a seguir uma viagem em busca dos fragmentos da jóia de quatro almas (no original, Shikon no Tama) antes que Naraku o consiga. No começo da história, InuYasha não se dá bem com Kagome, mas depois fica perdidamente apaixonado por ela. InuYasha termina a série como meio-youkai e um caçador de youkai maus junto com Miroku, sempre criticando Miroku e de suas maneiras “antiquadas”, mas Kagome volta a era feudal de forma inesperada e passam a viver juntos até o fim da série, revelado em InuYasha Kanketsu-Hen, com episódios finais.
Kagome (日暮かごめ) — Kagome é uma bela colegial que atravessa um portal do tempo, através de um poço do antigo templo em que mora, sendo transportada para a Idade Medieval Japonesa. Durante a batalha contra a mulher-centopéia,além de desfazer o lacre de Inuyasha, Kagome descobre que a jóia de quatro almas estava escondida dentro de seu corpo, a mesma jóia que se quebra em pedaços quando uma flecha de Kagome a atinge. Agora, junto de Inuyasha, Kagome partirá em uma jornada para completar a jóia, já que ela é a única que consegue localizá-la.No começo de sua jornada com InuYasha, ela não se da bem com ele, mas depois fica completamente apaixonada por InuYasha. No final, mesmo voltando ao mundo real, Kagome cede a seus sentimentos e desde então passou a viver na era feudal ao lado de InuYasha, Shippou, Miroku e Sango, o poço passaria a abrir com o passar de três dias, tendo poder de ir ao mundo real e ir pra era feudal quando quisesse, revelado em Kanketsu-Hen, episódio final.
Shippou (七宝) — Youkai raposa, Shippou teve seu pai assassinado pelos irmãos relêmpagos Manten e Hiten. Foi salvo por InuYasha e Kagome e desde então acompanha-os em suas aventuras. Volta e meia tem alguma briga com InuYasha. Por ser uma criança, seus ataques se limitam a pequenos truques com brinquedos e também ao Kitsune bi (Fogo de Raposa), mas a sua maior arma é a esperteza para se safar das lutas. No fim da série, termina treinando para se tornar um grande youkai feiticeiro, mas continua treinando para se tornar mais dedicado, revelado em Kanketsu-Hen episódio final.
Miroku (弥勒) — Monge budista. Carrega consigo em sua mão direita um grande buraco negro que suga tudo que é colocado na frente deles, chamado Buraco do Vento (no original, Kazaana) o qual é uma maldição hereditária, ou seja passa de pai para filho . Seu avô foi vencido por Naraku, o qual lhe passou a maldição, que, assim como pai de Miroku, morrera por causa da mesma. Somente vencendo Naraku que tal maldição será desfeita, antes que o buraco do vento o sugue. Miroku é muito mulherengo e sempre que vê alguma garota pede para ter um filho com ele, Kagome foi uma de suas vitimas dizendo que precisará de herdeiros caso fracasse na missão de derrotar Naraku. Com o andar da história, se apaixona por Sango. Termina a série formando família ao lado de Sango e também se livra da maldição do Buraco do Vento, revelado em Kanketsu-Hen episódio final.
Sango (珊瑚) — Sango é uma exterminadora de youkais que foi ferida e teve seu pai e companheiros assassinados pelo seu irmão, Kohaku (que estava possuído por Naraku). No início, persegue Inuyasha acreditando que esse era o culpado da eliminação de seu clã, acreditando na mentira de Naraku. Ao descobrir a verdade, Sango se junta a Kagome e InuYasha e parte em busca da Jóia de Quatro Almas para destruir Naraku. Sua arma é o osso voador (no original, Hiraikotsu’) e a ajuda de sua companheira gata youkai, Kirara. Sango começa a gostar do mulherengo Miroku, o que a faz ficar com ciúmes. Termina a série formando família ao lado de Miroku e seu irmão livre de Naraku, continuou seu ofício como Youkai no Taijiya (Exterminador de Youkais), revelado em Kanketsu-Hen episódio final.
Kirara (雲母) — A gata youkai companheira de Sango. Tem duas formas. Em sua forma normal tem o tamanho de um gato normal, porém transformada é um gato enorme, munido de dentes de sabre e capaz de voar. Por causa disso, acaba servindo de transporte para Inuyasha e seus amigos
Kikyou (桔梗) - Sacerdotisa que tomava conta da jóia de quatro almas. Kikyou se apaixona por Inuyasha, porém seu maior erro foi começar a cuidar do bandido Onigumo, que nutria sentimentos pela gentil sacerdotisa. Onigumo entregou seu corpo para Youkais, nascendo, assim, Naraku. Armou para que Kikyou e Inuyasha se odiassem. Kikyou morre depois de ter lacrado InuYasha e seu corpo é queimado junto com a jóia, a seu pedido. Kikyou é trazida de volta a vida pela bruxa Urasue, se mantendo viva apenas pelas almas dos mortos e pelo ódio. Kikyou descobre que a sua morte foi uma armação de Naraku para separá-la de InuYasha e começa a perseguí-lo. Kikyou se sacrifica com Naraku, aquele que espalhou a desconfiança entre ela e Inuyasha, revelado em Kanketsu-Hen.


Sesshoumaru (殺生丸) — Meio-irmão de Inuyasha. Ao contrário dele, Sesshoumaru é um youkai puro. Sente um forte rancor pelo Inuyasha por esse ter herdado a espada de seu pai, Tessaiga, que possui o poder de acabar com cem youkais com um único golpe, e o rancor só aumenta quando Sesshoumaru descobre que a Tenseiga, uma espada de cura capaz de trazer os mortos a vida, que herdou não passava de “restos” da Tessaiga. No entanto, Sesshoumaru começa a se tornar mais “sociável” quando conhece uma menina humana, chamada Rin, que o segue desde que foi salva por ele. Se tornou o youkai mais forte, superando o seu pai, revelado em kanketsu-hen
Kouga — Chefe de uma tribo de youkais lobos, Kouga acaba se tornando rival de InuYasha ao se apaixonar por Kagome. Também persegue Naraku, já que uma de suas crias, Kagura, aniquilou seus companheiros. Kouga possui fragmentos da jóia em suas pernas, o fazendo ser extremamente rápido. Kouga termina a série se casando com Ayame, a garota youkai, quem ele a salvou na infância, revelado em Kanketsu-Hen.
Naraku (奈落) — O grande vilão da série. Nasceu a partir da fusão do bandido Onigumo com vários youkais, o fazendo ser um meio-youkai. Queria corromper a jóia de quatro almas (segundo ele, ela fica mais bela), portanto armou contra Kikyou e Inuyasha. Porém, Kikyou não usou a jóia para salvar a sua vida, a cremando junto de seu corpo. Quando a jóia volta para a era, Naraku começa a procurá-la a fim de se tornar um youkai completo. Vale notar que ainda possui sentimentos especiais pela Kikyou, por causa do coração de Onigumo. Seus maiores objetivos é destruir kikyou, já que lhe representa uma ameaça, e juntar a jóia. Naraku possui várias crias, mas as principais delas são kagura (o “vento”) e Kanna (o “nada”). É sacrificado com Kikyou por causar a desconfiança entre ela e Inuyasha, revelado em Kanketsu-Hen.
Kohaku (琥珀) — Irmão mais novo de Sango. Durante uma missão, foi controlado pelo Naraku, que o obrigou a matar seu pai e companheiros e a ferir Sango. Kohaku morre nesse incidente, mas é revivido graças a um fragmento de jóia, virando um escravo de Naraku. No decorrer da história, Kohaku recupera suas lembraças, fazendo com que se voltasse contra Naraku e o perseguisse. No final, Kohaku é libertado da influência de Naraku, apesar de não morrer depois de retirado um dos fragmentos da “Shikon no Tama”, devido a um último desejo de Kikyou. Passa a exercer o ofício de caçador de youkais conseguindo armas de Toutousai, sendo que sua irmã Sango tinha formado família ao lado de Miroku, revelado em Kanketsu-Hen episódio final.
Kagura — Uma das crias do Naraku. Kagura deseja ser livre como o vento, porém obedece Naraku por ele possuir seu coração. Kagura as vezes trai Naraku, ajudando Inuyasha e seus amigos, e pondo sua vida em perigo. Possui a habilidade de controlar os mortos e dominar o vento através de um leque.
Rin (りん) — Rin cuidou de Sesshoumaru quando estava gravemente ferido depois que ele perdeu uma luta contra Inu-Yasha. Seu vilarejo foi atacado pelos lobos de kouga e ela foi morta. Sesshoumaru a encontra e a revive, o que faz com que ela o siga para todos os lugares. Antes de ser atacada, Rin não falava por ter testemunhado o assassinato de sua família. Passa a viver ao lado da velha Kaede e se torna uma aprendiz, longe de Sesshoumaru e Jaken e também das lutas, revelado em Kanketsu-Hen.
——
A versão animada da série foi produzida pelo estúdio Sunrise e pelos diretores Naoya Aoki e Yasunao Aoki. Foi cancelada e por esse motivo conta com apenas 167 episódios o anime foi exibido originalmente no Japão de 16 de Outubro de 2000
A série original teve somente 167 episodios e foi cancelada no Japão não terminando a historia, mas o Manga original por outro lado continuou e se concluiu em 2008. Pouco anos depois do cancelamento da Série Original uma nova Série esta sendo exibida, intitulada como “Inuyasha Kanketsu-Hen”, esta por sua vez começa exatamente de onde a Série original parou e continua com o mesmo esquema de animação e musicas. A 2º série já foi completada , tendo o último episódio lançado em abril de 2010.
A Série Animada foi eleita no Japão o anime com a melhor trilha sonora de todos os tempos estando acompanhada por grandes nomes como Kidou Senshi Gundam Seed entre outros.


0 Julgamentos:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...