quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Um litro de lágrimas




1 Litro de Lágrimas (em japonês1リットルの涙 Ichi rittoru no namida?, também chamado de Diário das Lágrimas) é um drama japonês da Fuji Television sobre uma garota diagnosticada com uma doença degenerativa incurável aos 15 anos, mas que foi capaz de continuar com sua vida até sua morte, aos 25 anos.
O drama é uma adaptação do diário de uma garota japonesa chamada Aya Kitō, que sofreu degeneração espinocerebelar. Ela começou a manter um diário por sugestão de seu médico e continuou a escrever até que não conseguisse mais segurar uma caneta. O diário, intitulado 1 Litre no Namida, foi publicado logo após sua morte.

Enredo

Aya é uma menina de 15 anos, filha de uma família simples. O pai possui uma loja de tofu, a mãe, Shioka, é higienista e os três irmãos, Ako, Hiroki e Rika. Entretanto, a vida de Aya vai, aos poucos, mudando, ao perceber que tem levado tombos freqüentemente e anda de um modo estranho. A mãe, Shioka, pede para que Aya vá ao médico para ser examinada.
O médico informa que Aya tem degeneração espinocerebelar - uma doença que deteriora o cerebelo gradualmente até o ponto que a vítima não pode andar, falar, escrever, ou comer. A doença não afeta a mente nem a memória.
A partir daí começa uma luta desesperada de sua família e amigos à procura de uma chance de cura para Aya.

Origem

Este drama foi baseado em uma história real de uma menina de 15 anos que sofreu desta doença incurável, contra a qual lutou até seus 25 anos.
A história foi baseada no diário de Aya Kitō (木藤亜也, 19 de Julho de 1962 - 23 de Maio de 1988). No diário ela relatava sua luta diária contra a doença.
O livro que surgiu mais tarde intitulado "1 Litro de Lágrimas" vendeu mais de 1,8 milhão de cópias no Japão inteiro.
Suas últimas palavras em seu diário foram: "O fato de eu estar viva é uma coisa tão encantadora e maravilhosa que me faz querer viver mais e mais".
Essa história torna-se mais comovente pelo simples fato de ser uma historia real, ela nos permite que possamos lançar um novo olhar para o nosso cotidiano e enxerguemos que, por mais que tenhamos problemas, existem pessoas que enfrentam dificuldades ainda maiores e nem por isso desistem.

Elenco




Meu parecer:


Bem, no mundo da jovem Aya não existem obstáculos que não possam ser sobrepostos. Ela vivia sua vida (com sua família imensamente unida e compreensiva) normalmente quando a descoberta de uma doença (degeneração espinocerebelar) faz com que ela se encontre cara a cara com a possibilidade da morte. Mas isso não a impediu de viver o resto da sua vida da maneira mais prazerosa possível, embora a doença fosse incômoda. 
   Não há como não se emocionar ao assistir Um litro de lágrimas. As situações apresentadas, assim como a posição que os acontecimentos são colocados à visão do público, fazem com que você sinta pena da Aya e ao mesmo tempo fique com inveja de tamanha força de vontade. Embora a doença tenha trazido desconfortos à vida da Aya, ela nunca perdera o bom-humor e a vontade de sorrir e alegrar todos ao seu redor.
   A série faz com que você pense seriamente nas bobagens que você diz, indo de indecisões quanto à escolha de uma nova roupa para ir ao baile, até uma depressão quanto à sua aparência e modos sociais.
   Um litro de lágrimas o leva a reflexões diversas. Será que damos o verdadeiro valor à vida que temos? Será que nossas queixas fazem sentido? Por que que uma simples estudando do ensino médio conseguiu passar por cima de uma doença tão devastadora e nós não conseguimos fazer o mesmo com problemas tão pequenos? São essas as perguntas que vêm à mente quando assistimos Um litro de lágrimas.


Recomendo-a a todos, sem exceção!




A quem ficou interessado na série, deixarei o link do blog onde pode se encontrar todos os capítulos da mesma: Preparem-se para derramar um litro de lágrimas

2 Julgamentos:

Anônimo disse...

Parabéns meu anjo.
É o melhor seriado que já vi,pois todos os episódios não contive minhas lagrimas,seja nos momentos ruins e nos bons que tivera a história...Realmente aprendi muito com a Aya,ela me inspirou muito com sua coragem e vontade de viver a cada dia.É incrivel,como a sua bomdade é explendosa,assim como ela,sempre estou sorrindo não importa os momentos que estamos,para curar uma ferida o melhor remédio é o sorriso.Ele é capas de transformar uma pessoa completamente.
Agradeço,muito pois pude ver essa grande história de uma garota com coragem e vontade sem fim.

Gilson G. Motta disse...

Obrigado pelo comentário, minha princesinha! Estás muito certa ao afirmar que o sorriso é o melhor remédio para curar uma ferida. Espero que a sua alegria e os seus sorrisos levem paz à vida de todos que a rodeiam.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...