Sinopse: Passado no Corredor da Morte de uma prisão do sul dos Estados Unidos, em 1935, À Espera de Um Milagre é a adaptação para o cinema do romance best-seller de Stephen King (publicado em 1996) sobre a história de um guarda de prisão que desenvolve um relacionamento incomum e comovente com um preso que possui um dom ao mesmo tempo mágico, misterioso e miraculoso.
À Espera de Um Milagre é todo contado em flasbacks por Paul Edgecomb à sua amiga Elaine Connelly. Edgecomb agora vive num asilo para idosos, seis décadas depois de ter trabalhado como o guarda chefe do Corredor da Morte na Penitenciária de Cold Mountain. Lá, a tarefa de Edgecomb durante a era da Depressão do Sul era cuidar de quatro assassinos que aguardavam sua caminhada final pelo Green Mile, uma comprida passadeira verde que leva os presos de suas celas até a cadeira elétrica.
Durante anos, Edgecomb anda por essa passadeira acompanhando uma grande variedade de presos. Mas nunca antes ele conhecera alguém como John Coffey, um negro enorme condenado por Ter matado brutalmente duas gêmeas de nove anos. Coffey certamente tem tamanho e força para matar qualquer um. Sua conduta, porém, opõe-se à sua aparência. Além de sua natureza simples e ingênua e um medo mortal do escuro, o preso parece possuir um Dom sobrenatural. Edgecomb começa a questionar se Coffey foi realmente o culpado do assassinato das duas meninas.
Com o desenrolar da história, Paul Edgecomb aprende que, às vezes, os milagres acontecem nos lugares menos esperados.
À Espera de Um Milagre é todo contado em flasbacks por Paul Edgecomb à sua amiga Elaine Connelly. Edgecomb agora vive num asilo para idosos, seis décadas depois de ter trabalhado como o guarda chefe do Corredor da Morte na Penitenciária de Cold Mountain. Lá, a tarefa de Edgecomb durante a era da Depressão do Sul era cuidar de quatro assassinos que aguardavam sua caminhada final pelo Green Mile, uma comprida passadeira verde que leva os presos de suas celas até a cadeira elétrica.
Durante anos, Edgecomb anda por essa passadeira acompanhando uma grande variedade de presos. Mas nunca antes ele conhecera alguém como John Coffey, um negro enorme condenado por Ter matado brutalmente duas gêmeas de nove anos. Coffey certamente tem tamanho e força para matar qualquer um. Sua conduta, porém, opõe-se à sua aparência. Além de sua natureza simples e ingênua e um medo mortal do escuro, o preso parece possuir um Dom sobrenatural. Edgecomb começa a questionar se Coffey foi realmente o culpado do assassinato das duas meninas.
Com o desenrolar da história, Paul Edgecomb aprende que, às vezes, os milagres acontecem nos lugares menos esperados.
Ficha Técnica:
título original:The Green Mile
gênero:Drama
duração:3 hr 8 min
ano de lançamento: 1999
site oficial: http://www.thegreenmile.com/
estúdio: Warner Bros. Pictures
distribuidora: Warner Bros. Pictures
direção: Frank Darabont
roteiro: Frank Darabont, baseado em romance de Stephen King
produção: Frank Darabont e David Valdes
música: Thomas Newman
fotografia: David Tattersall
direção de arte:
figurino: Karyn Wagner
edição: Richard Francis-Bruce
efeitos especiais:
Crítica:
O filme narra o cotidiano de um bloco de um presídio onde os condenados à morte aguardam o dia da execução. É nesse espaço que irá desenrolar os dramas de Paul Edgecomb (Tom Hanks) e cia. O espectador irá conhecer a tentativa do guarda Edgecomb de tornar a vida dos condenados mais digna, o prazer sádico do guarda covarde Percy Wetmore (Doug Hutchison), a amizade do preso Eduard Delacroix (Michael Jeter) com seu ratinho Mr. Jingles, o perigoso e maluco William "Wild Bill" Wharton (Sam Rockwell) e o misterioso John Coffey (Michael Clarke Duncan), um gigante acusado de estuprar e matar duas garotinhas mas que tem medo do escuro e guarda misterioso poder.
Essa trama, retirada de obra de Stephen King, se desenvolve sem sobressaltos e com fluência. Mais. Os lugares dos personagens são demarcados logo na primeira aparição na tela. Aqui já vemos uma característica de um produto tido como industrial. Não há espaço para ambigüidade. Logo na primeira cena, o espectador sabe quem é o vilão e quem é o mocinho da história. Essas características permanecem até o fim, ou seja, os personagens são absolutamente lineares, possuem o mesmo tratamento da primeira há ultima cena.
Assim, o espectador sabe que "Wild Bill" é um criminoso perigoso porque simula uma aparente catatonia para, em seguida, atacar os guardas. Percy Wetmore também não é flor que se cheire, afinal, mostra a sua insensibilidade logo na primeira cena, quando anuncia a todos que mais um prisioneiro está chegando para ser eletrocutado na cadeira elétrica ("Mais um homem morto", grita com prazer). Delacroix, no entanto, tem bom coração (a amizade com o ratinho fala por si). E Coffey? Um assassino de crianças que tem medo do escuro não soa estranho? Esse é o "mistério" que irá rondar as três horas de filme.
Essa demarcação de lugares é essencial para as cenas que se seguirão, pois reconhecer o bem e o mal fará com que o diretor possa "manipular" as emoções do espectador. Assim, ficamos horrorizados com a morte dolorosa e cruel de Delacroix na cadeira elétrica. Ficamos sensibilizado com a bondade de Coffey. E temos outra reação com o fim dado a Percy e "Wild Bill".
Tudo parece absolutamente arquitetado, planejado, para que o espectador tenha as reações desejadas nos momentos adequados. Nada foge ao controle do diretor ou produtor, tudo se encaixa com perfeição. Ou seja, um filme elaborado com a racionalidade empregada em um produto industrial.
É interessante notar que, desde o início, o espectador já sabe como o filme irá terminar por algumas evidências. A primeira e mais óbvia é que a história é fruto de um flash-back. Edgecomb já velhinho é o narrador, ou seja, esse não pode morrer durante o filme! Segundo: alguém conhece homens malvados que maltrataram até os que estão no corredor da morte e que foram contemplados com um futuro cor-de-rosa no cinema de Hollywood?
Apesar disso, o filme flui com desenvoltura e ainda guarda alguns trunfos na manga, como o epílogo revelador e que coloca tudo no seu devido lugar
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